Após a instalação de coroas Metal Free metalocerâmica,,facetas ou lentes de contato dental, deve-se tornar esses trabalhos mais estéticos e naturais.
Para evitar que o sorriso apresente um aspecto artificial o profissional deve trabalhar em detalhes pequenos como:
- Ameias incisais crescentes.
Isto é a ameia incisal entre os incisivo central superior deve ser menor que a ameia incisal entre os incisivos centrais superiores e o incisivo lateral superior este, por sua vez, deve ser menor que a ameia incisal entre o canino superior e o incisivo lateral superior.
- Os contatos conectores devem oferecer a proporção 50,40,30.
Isto é, entre os incisivos centrais superiores o contato conector deve-se medir 50%da distância inciso cervical do incisivo central superior.
O contato conector do incisivo superior com o incisivo lateral superior deve ser 40% da distância inciso cervical do incisivo central superior.
O contato conector entre o incisivo lateral superior e o canino superior deve ser 30%da distância inciso cervical do incisivo central superior.
As zonas espelhadas do incisivo central superior e a zona espelhada do incisivo lateral superior e a zona espelhada do canino superior devem estar em proporção áurea. Isto é deve-se multiplicar a altura e a largura da zona espelhada do ICS por 0,618. O resultado dará a zona espelhada ILS. E para conseguir-se a zona espelhada do CS deve multiplicar a zona espelhada do ILS por 0,618.
Para facilitar a obtenção das zonas espelhadas pôde-se usar a régua de proporção áurea ou calcular 60% entre as zonas espelhadas .
Ref: Livro Analise do sorriso do Prof. Dr. Dirceu Vieira.